ELISEU SARA AS ÁGUAS II Reis 2: 19-21
IIGD VILA UNIAO 07/12/23
O profeta Eliseu chega em uma cidade, e os seus habitantes lhe apresentam um problema existente naquele lugar; eles dizem que a habitação da cidade é boa, mas as águas são amargas e sua terra é estéril.
Um prato de sal, por exemplo. É verdade que o sal dá sabor aos alimentos, que na antiguidade era usado para pavimentar ruas, que na época do escambo (troca) era usado como dinheiro, mas o que pode fazer um prato de sal contra a esterilidade de uma terra, ou contra águas contaminadas? Nada e tudo, se o prato de sal for usado pelo Senhor da Vida.
Elias foi arrebatado aos céus num redemoinho, somente Eliseu, seu sucessor, foi testemunha ocular dos fatos e quando ele voltou para Jericó, depois do arrebatamento de Elias, os seguidores dele, que eram chamados filhos dos profetas, estavam aguardando o novo profeta com um problema cabeludo para ser resolvido.
Os homens de Jericó chegaram a Eliseu e disseram: “Eis que é boa a situação desta cidade, como o meu senhor vê; porém as águas são más, e a terra é estéril.” (2 Reis 2:19). Água é indispensável à vida e as águas de Jericó se tornaram más, foram contaminadas por alguma razão e a terra se tornou estéril. Um problemão mesmo.
Eliseu não ficou pensando numa solução, não mandou ninguém fazer um estudo de impacto ambiental, nem estudar uma solução para despoluir os mananciais, Eliseu deu uma ordem que parecia sem nexo, uma doidice mesmo e ele determinou aos homens de Jericó: “Trazei-me um prato novo, e ponde nele sal.” (2 Reis 2:20).
Os homens providenciaram o prato novo e o sal e entregaram para o profeta de Deus. Eles não estavam entendendo direito qual era a ideia de Eliseu, mas obedeceram sem questionar.
Tem muita gente boa que não é abençoada, porque questiona demais, racionaliza demais, demora demais para obedecer a uma ordem, a um comando, mas os filhos dos profetas já tinham feito o dever de casa e aprenderam a obedecer sem fazer perguntas. É bem melhor obedecer a ordens do que dar ordens, quem obedece não tem responsabilidade sobre o resultado final, mas quem ordena fica responsável sobre o comando dado do princípio até o final.
Pois bem. Eliseu pegou o prato novo com sal e saiu ao manancial das águas, à fonte de água de Jericó e derramou o sal nele. Só isso? Não. Se fosse só derramar sal, as águas continuariam contaminadas, só que temperadas pelo sal. Eliseu disse: “Assim diz o SENHOR: Sararei a estas águas; e não haverá mais nelas morte nem esterilidade.” (2 Reis 2:21). Aí estava o segredo: a oração do homem de Deus.
Muitas vezes as águas de nossas vidas se tornam como as águas de Jericó, contaminadas. Os problemas, os desertos, as tempestades, nossa rebeldia contra Deus são algumas das razões que podem contaminar mortalmente nossas águas, mas existe uma solução é colocar sal nelas, mas não sal de cozinha, ou sal grosso, o sal da terra: Jesus.
Por pior que sejam as circunstâncias que nos cerquem e tentem devorar nossa terra, ainda que ela esteja estéril e assolada, Deus tem uma solução para cada problema. Os homens de Jericó estavam aflitos, não tinham solução a dar ao problema das águas, a terra se tornou estéril, porque não dava para irrigar as plantações com águas ruins, então eles procuraram ajuda na pessoa certa: o profeta de Deus.
Naquele tempo Jesus ainda não tinha vindo ao mundo para pagar pelos pecados da humanidade e não havia acesso direto da criatura com seu Criador, por isso as pessoas precisavam de um profeta para se comunicar com Deus, mas hoje é tudo diferente, Jesus consumou a Obra de Salvação e através Dele, temos livre acesso a Deus Pai.
Quando Jesus entregou Seu espírito ao Pai na cruz, estava consumada a Obra de Salvação e o véu do Templo se rasgou de alto a baixo, simbolizando o fim da separação do homem com Deus e hoje, qualquer pessoa, pode e deve falar direto com Deus.
As águas de Jericó ficaram sãs, potáveis, puras, prontas para o consumo dos homens, dos animais e para irrigar as plantações até o dia de hoje, conforme a palavra proferida por Eliseu, o profeta do Senhor.
Só Deus pode purificar as águas do seu coração. Não importa se a morte se instalou nelas, se você não tem solução a dar aos inúmeros problemas da vida, Jesus espera por você de braços abertos, para sarar suas águas e ressuscitar a fertilidade do trabalho de suas mãos.
Glorias a Deus! Toda honra e toda glória somente a ele.🙏
ResponderExcluir